sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Futebol


No bairro há um campinho onde realizamos escolhinha de futebol para uma média de 25 meninos entre 08 e 16 anos todos domingos.Quando digo "campinho" me refiro a um gramado falhado,com buracos,sujeiras e com tamanho irregular.Os meninos fazem vista grossa a esses detalhes,afinal o importante mesmo é ter bola rolando!Alguns jogam com chuteiras,tênis ou chinelos...as vezes descalços também.


Com o início das obras,testes de profundidade de solo foram realizados no campinho,o que resultou em buracos por todo o campo.Por vários domingos tivemos que tampar com terra,para evitar aciedentes.Mas há três semanas,não temos mais o campo,agora as maquinas já estão passando por lá,o que definitivamente nos impediu de atuar com os meninos por tempo indeterminado.


Queremos lembrar que o bairro Baixado do Paraná é um dos únicos da cidade com este perfil que não recebe nenhum tipo projeto social que visa o desenvolvimento humano com prevenção de drogas e promoção de bons costumes.

Diante disso pedimos orações a todos!Para que o único projeto que acontece ali há quase 10 anos, fique impossibilitado de acontecer.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O barracão ?

Foto por Grace Sanches


Há mais ou menos dois meses,iniciou-se no bairro “Baixada do Paraná”, as obras para construção de prédios populares para assentamento das famílias que vivem em moradias precárias.

Com isso, o barracão da prefeitura onde nos reuníamos com as classes, foi demolido.

Outro barracão está sendo construído em outro local, mas com um terço do tamanho do que foi demolido – o que inviabiliza a continuação da realização das aulas. Com este, daria para realizar apenas uma das 4 classes que tínhamos no antigo.



A notícia do inicio das obras para constução de prédios populares dá votos de esperanças e de dias melhores aos moradores da comunidade.Uma das vias de acesso a comunidade foi fechada,máquinas e tratores circulam por todo lado.Mesmo com diversas placas indicando:"CUIDADO OBRAS" é comum ver crianças entre máquinas e montes de terras,os morros viraram escorregadores.Não demorou muito nosso barracão foi terra abaixo,demoliram para continuidade da obra,com promessa de estar reerguido em um mês.E assim foi,reconstruiram com o mesmo material do antigo,um barracão provisório em outro local,na outra ponta da comunidade.Ótimo,atingiremos novas crianças para o projeto!Mas uma significativa diferença aconteceu o tamanho do barracão é um terço do que usavamos,porém ainda não foi liberado para ouso,está em fase de finalização.


Deus com seu infinito amor nos guiou e capacitou para sermos sal e luz na vida dessas crianças,da mesma forma Ele proverá soluções para nossas difilcudades no local.

Grace Sanches

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nossos domingos


Uma classe com 15 crianças de 03 a 06 anos, que recebem cuidado físico, emocional, social e espiritual com ações lúdicas e recreativas.


Uma classe de mães, onde é ensinado algum tipo de artesanato, com momentos agradáveis de desenvolvimento integral, visando aprendizado e geração de renda.


Uma classe com 10 meninas de 07 a 10 anos onde são oferecidos jogos, brincadeiras e atividades que possam contribuir para superação de dificuldades escolar e desenvolvimento pleno.

Uma classe com 8 meninas de 11 a 15 anos onde é desenvolvido o tema: projeto de vida.


Um escolinha de futebol para 25 meninos de 08 a 16 anos, onde além do futebol, eles recebem noções de cidadania e treinamento de habilidades sociais.


No final das atividades, todos recebem lanche e tudo isso acontece em um único encontro semanal.


Todas as datas comemorativas, temos programação especial.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A real imagem...


Os bairros do Jardim Tamoio, Balsan e Baixada Paranaense, são caracterizados por uma população com baixa renda e representam um dos maiores bolsões de pobreza da cidade de Jundiaí.

Especificamente sobre a região do Antigo Hospital Psiquiátrico, localizado no Jardim Tamoio e hoje, residência de várias famílias que lá se instalaram após a desativação do hospital, Balsan e Baixada Paranaense, não há Censo Demográfico, para quantificar o total dessa população e suas características.
Pela convivência percebe-se que a maioria das famílias vivem com uma renda per capta abaixo da linha da pobreza (R$ 150,00 ou meio salário mínimo).

No bairro não há saneamento básico, escolas, creches, posto de saúde, ou seja, nada que remotamente lembre a existência do Poder Público. Reconhecemos que um trabalho educativo e preventivo se faz urgente nesse local.
No bairro “Baixada do Paraná” não há nenhum projeto social sendo realizado além do nosso.

Identidade



O Projeto Baixada Paranaense é dirigido pelo ministério de missão integral da Igreja Batista Boas Novas, e tem a finalidade de dar atendimento integral às crianças e adolescentes,bem como suas mães e moradores da comunidade no bairro do Tamoio,Balsan e Baixada Paranaense.

São elas: crianças de 03 a 06 anos,meninias de 07 a 10 anos, meninas de 11 a 15 anos, futebol para os meninos de 08 a 16 anos e artesanato para mães.Temos cadastrados hoje 58 alunos participantes.

As atividades na Baixada Paranaense acontecem oficialmente aos domingos das 09:00hs às 11:00hs nas dependências do Barracão Comunitário do bairro desde o ano de 2002.

Atualmente contamos com 8 voluntários membros da igreja que atendem 5 classes por Domingo.