quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

'Natália de Souza em depoimento


"Nem mesmo o poder que as palavras possuem são suficientes para descrever quão importantes,significativas e gratificantes são estas reuniões e festas realizadas pelo projeto Baixada Paranaense.

Pessoas distintas, de várias cidades e comunidades se unem em prol de um bem maior: as crianças! neste momento não existe idade, etnia, religião, todas as diferenças são ignoradas, e ali somos apenas pessoas comuns, cada uma doa um pouco de si e assim tudo se torna possível.

Eu agradeço a Deus, e a equipe Baixada Paranaense pela oportunidade de conhecer o projeto, acompanhar, mesmo que distante, e poder contribuir de alguma forma, é indescritível a sensação, a alegria de conhecer aquelas crianças, estar ao lado delas, e eu admiro muito todos vocês, fazem o improvável acontecer, e o impossível não existe! Pois Deus está sempre ao lado deles, do nosso lado!

Neste tempo que pude acompanhar o projeto, vive muitas experiências, todas positivas, é incrível como crianças têm tanto a nos ensinar, e cheguei a conclusão que realmente estamos em aprendizado constante!

Eu só tenho a agradecer mesmo vocês. Que 2011 seja um ano cheio de boas oportunidades, aspectos positivos, que Deus nos dê muita força, sabedoria, e que nos permita perseverar com fé e determinação."

Natália de Souza

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Presença do Coral




O ´papai Noel também nos visitou

Ana Alice e o Papai Noel
Papai Noel moderno é assim,sai do armário!

Está calor né Noel?






Confraternização de Natal





No dia 19 também aconteceu nossa confraternização de natal,mais de 30 voluntários se reuniram para realizar esse grande sonho : "um almoço para as crianças e suas famílias!"
Durante a manhã as mães participaram do artesanato,onde aprenderam decoupagem.Os pais acompanharam os garotos no campeonato e as crianças participaram de gincanas.
"Relatei momentos emocionantes ao ver diversas pessoas entrando em harmonia para realizar um grande objetivo...Homens e mulheres na cozinha cortando legumes com o sorriso sempre no rosto,sem dúvida alguma o ingrediente principal foi o amor de Deus...!"
Grace Sanches

Premiação



Como premiação aos garotos foram entrgues medalhas individuais e um troféu ao time.Para nós não há medalha mais valiosa do que sorrisos sinceros como os da foto acima.

Final do Campeonato




Neste domingo dia 19 aconteceu a final do campeonato de futebol do Projeto,durante alguns domingos foram realizados jogos para a vitória decisiva.Parabenizamos à todos os garotos,pelo esforço,união e principalmente pela frequencia no projeto,por acreditar em nosso trabalho.Que Deus abençõe imensamente vocês!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010



Garotada!

Alegria,alegria,alegria...

Turma do teatro em momento de oração...

Gincana dia das crianças!


Dia de alegria !

Foto do dia das crianças (Sthefanie - Thainá -Samira)


"Ser criança é carregar a esperança na ponta dos pés e no brilho dos olhos. É sorrir, de improviso, quando a realidade nem sempre é tão adocicada, como um algodão doce. É abraçar com ternura...


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Brinquedos,brinquedos e mais sorrisos!




Durante a semana nos reunimos duas vezes para acertarmos os últimos detalhes e embalar os presentes e quantos presentes!!! Na foto,da esquerda pra direita :Grace,Nilson,Antonio,Vitor,Sergio,Luana a Lucimara na cozinha e o Ricardo na câmera.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

KUMOM presenteia as crianças!

KUMOM realiza formatura no próximo sábado,o ingresso será um brinquedo destinado ao nosso projeto para o dia das crianças que está se aproximando.
Agradecemos imensamente a escola por essa nobre atitude!

AGENDE: 17 DE OUTUBRO - COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS!

Neste dia teremos uma grande festa,com brincadeiras,teatro,múscias,cachorro quente,refrigerante,sorvete e brinquedos!






segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Novo espaço do projeto


Diante da dificuldade para realizar o futebol dos meninos,fomos em busca de parceria com escolas da região,para usarmos a quadra.E o resultado sem dúvida alguma foi um presentão de Deus! Conseguimos uma escola próximo ao local ( cerca de 10 minutos de caminhada) do projeto aonde vamos usar a quadra,salas de aula,refeitório,cozinha e parquinho.


No último domingo iniciamos as atividade na escola.Na inclinada subida que dá acesso a escola,podiamos ver os pontinhos coloridos subindo embaixo da chuva,dividindo guarda-chuvas elas chegaram com a alegria de um dia ensolarado!

Demos início com oração e agradecimento ao novo local,em seguida seguimos com as atividades normais.


Agradecemos imensamente a direção da escola Prof. Judite Curado de Almeida,que reconheceu a importância do nosso projeto na vidas das crianças e nos cedeu o espaço.


Volta do projeto



Depois de diversos domingos sem o projeto,ao voltarmos na semana passada foi assim que encontramos o campo de futebol.Terra sobre terra !O novo barracão está pronto,com 1/3 do tamanho do anterior.

Logo cedo as crianças já estavam lá,todas dispostas para a volta do projeto,vieram todas! Essa é a nossa maior alegria,nosso maior retorno.Saber o quanto o projeto é importante pra elas,faça chuva,faça sol e frio elas sempre estão lá nos esperando!

Com o barracão lotado de crianças,tivemos mais uma manhã ao lado delas,os meninos porem não tiveram futebol.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Futebol


No bairro há um campinho onde realizamos escolhinha de futebol para uma média de 25 meninos entre 08 e 16 anos todos domingos.Quando digo "campinho" me refiro a um gramado falhado,com buracos,sujeiras e com tamanho irregular.Os meninos fazem vista grossa a esses detalhes,afinal o importante mesmo é ter bola rolando!Alguns jogam com chuteiras,tênis ou chinelos...as vezes descalços também.


Com o início das obras,testes de profundidade de solo foram realizados no campinho,o que resultou em buracos por todo o campo.Por vários domingos tivemos que tampar com terra,para evitar aciedentes.Mas há três semanas,não temos mais o campo,agora as maquinas já estão passando por lá,o que definitivamente nos impediu de atuar com os meninos por tempo indeterminado.


Queremos lembrar que o bairro Baixado do Paraná é um dos únicos da cidade com este perfil que não recebe nenhum tipo projeto social que visa o desenvolvimento humano com prevenção de drogas e promoção de bons costumes.

Diante disso pedimos orações a todos!Para que o único projeto que acontece ali há quase 10 anos, fique impossibilitado de acontecer.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O barracão ?

Foto por Grace Sanches


Há mais ou menos dois meses,iniciou-se no bairro “Baixada do Paraná”, as obras para construção de prédios populares para assentamento das famílias que vivem em moradias precárias.

Com isso, o barracão da prefeitura onde nos reuníamos com as classes, foi demolido.

Outro barracão está sendo construído em outro local, mas com um terço do tamanho do que foi demolido – o que inviabiliza a continuação da realização das aulas. Com este, daria para realizar apenas uma das 4 classes que tínhamos no antigo.



A notícia do inicio das obras para constução de prédios populares dá votos de esperanças e de dias melhores aos moradores da comunidade.Uma das vias de acesso a comunidade foi fechada,máquinas e tratores circulam por todo lado.Mesmo com diversas placas indicando:"CUIDADO OBRAS" é comum ver crianças entre máquinas e montes de terras,os morros viraram escorregadores.Não demorou muito nosso barracão foi terra abaixo,demoliram para continuidade da obra,com promessa de estar reerguido em um mês.E assim foi,reconstruiram com o mesmo material do antigo,um barracão provisório em outro local,na outra ponta da comunidade.Ótimo,atingiremos novas crianças para o projeto!Mas uma significativa diferença aconteceu o tamanho do barracão é um terço do que usavamos,porém ainda não foi liberado para ouso,está em fase de finalização.


Deus com seu infinito amor nos guiou e capacitou para sermos sal e luz na vida dessas crianças,da mesma forma Ele proverá soluções para nossas difilcudades no local.

Grace Sanches

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nossos domingos


Uma classe com 15 crianças de 03 a 06 anos, que recebem cuidado físico, emocional, social e espiritual com ações lúdicas e recreativas.


Uma classe de mães, onde é ensinado algum tipo de artesanato, com momentos agradáveis de desenvolvimento integral, visando aprendizado e geração de renda.


Uma classe com 10 meninas de 07 a 10 anos onde são oferecidos jogos, brincadeiras e atividades que possam contribuir para superação de dificuldades escolar e desenvolvimento pleno.

Uma classe com 8 meninas de 11 a 15 anos onde é desenvolvido o tema: projeto de vida.


Um escolinha de futebol para 25 meninos de 08 a 16 anos, onde além do futebol, eles recebem noções de cidadania e treinamento de habilidades sociais.


No final das atividades, todos recebem lanche e tudo isso acontece em um único encontro semanal.


Todas as datas comemorativas, temos programação especial.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A real imagem...


Os bairros do Jardim Tamoio, Balsan e Baixada Paranaense, são caracterizados por uma população com baixa renda e representam um dos maiores bolsões de pobreza da cidade de Jundiaí.

Especificamente sobre a região do Antigo Hospital Psiquiátrico, localizado no Jardim Tamoio e hoje, residência de várias famílias que lá se instalaram após a desativação do hospital, Balsan e Baixada Paranaense, não há Censo Demográfico, para quantificar o total dessa população e suas características.
Pela convivência percebe-se que a maioria das famílias vivem com uma renda per capta abaixo da linha da pobreza (R$ 150,00 ou meio salário mínimo).

No bairro não há saneamento básico, escolas, creches, posto de saúde, ou seja, nada que remotamente lembre a existência do Poder Público. Reconhecemos que um trabalho educativo e preventivo se faz urgente nesse local.
No bairro “Baixada do Paraná” não há nenhum projeto social sendo realizado além do nosso.

Identidade



O Projeto Baixada Paranaense é dirigido pelo ministério de missão integral da Igreja Batista Boas Novas, e tem a finalidade de dar atendimento integral às crianças e adolescentes,bem como suas mães e moradores da comunidade no bairro do Tamoio,Balsan e Baixada Paranaense.

São elas: crianças de 03 a 06 anos,meninias de 07 a 10 anos, meninas de 11 a 15 anos, futebol para os meninos de 08 a 16 anos e artesanato para mães.Temos cadastrados hoje 58 alunos participantes.

As atividades na Baixada Paranaense acontecem oficialmente aos domingos das 09:00hs às 11:00hs nas dependências do Barracão Comunitário do bairro desde o ano de 2002.

Atualmente contamos com 8 voluntários membros da igreja que atendem 5 classes por Domingo.